Florianópolis é a capital do estado brasileiro de Santa Catarina, na região Sul do país.
PONTE HERCÍLIO LUZ
A Ponte Hercílio Luz está inativa há mais de 20 anos, mas é o mais importante cartão-postal da cidade. Utilizada para ligar a ilha ao continente, ela foi inaugurada em 1926. Atualmente, o estado de preservação desse ponto turístico é motivo de preocupação, mas nos últimos anos a cidade vem investindo para manter a ponte em pé.
Caminhando pela beira-mar, aproveite para ir até a ponte e tirar uma foto. À noite, ela recebe uma iluminação legal, e vale a pena passar por lá.
COSTA DA LAGOA
A Costa da Lagoa é um ótimo lugar para passar o dia. Os barcos saem do início da Lagoa da Conceição, vão margeando a costa, e as pessoas podem desembarcar em diferentes paradas. Peça para descer no centrinho, onde a variedade de restaurantes é maior e as atrações, mais próximas.
Num passeio pela Costa da Lagoa você pode almoçar em um de seus restaurantes, fazer caminhadas, observar as lojinhas ou ir até a cachoeira (que fica mais bonita quando há chuva). O lugar vive de turismo e pesca, e os produtos consumidos nos restaurantes são frescos - um motivo ainda melhor para passar por lá.
O visual é belíssimo, tanto no trajeto quanto na chegada, e se torna um dos lugares preferidos de quem conhece Florianópolis.
CATEDRAL METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS
Entre outras atrações do centrinho histórico de Floripa, fica a Catedral, o símbolo católico mais importante da ilha. Dedicada a Nossa Senhora do Desterro, a igreja foi criada em 1908. O edifício não é muito bonito, como se vê em outras capitais, nem tem grandes atrativos, mas é bacana tirar uma foto em suas escadarias, especialmente quando recebem iluminação noturna.
ILHA DO CAMPECHE
A Ilha do Campeche é daqueles lugares que não dá pra esquecer de conhecer em Floripa. Para conhecer a ilha é preciso ir até a Praia da Armação, onde se pega uma pequena embarcação na associação local de pescadores. O trajeto leva 40 minutos e custa R$ 40, ida e volta. A permanência na ilha dura em torno de quatro horas; nesse período, você pode fazer caminhadas, almoçar em um dos dois restaurantes da ilha ou se deliciar na praia.
A pequena praia da Ilha do Campeche tem uma coloração digna do mar caribenho, mas é bem mais geladinha. Limpa e com belo visual, é uma ótima opção para mergulho e para tirar fotos.
Outra ideia muito interessante e aprovada pelo Melhores Destinos é o passeio feito pela costa leste da ilha (R$ 10). No trajeto, que demora uma hora, os visitantes são acompanhados por guias do Iphan e podem explorar melhor os limites do lugar. O visual durante todo o passeio é lindo, com pinturas rupestres, pedras belíssimas e um visual para o mar aberto que rende muitas fotografias. Acompanhando toda a caminhada vai também uma ave, a mascote da ilha. É difícil não se apaixonar diante de tanta beleza.
MERCADO MUNICIPAL
O Mercado Central, como diz o nome, é um lugar para quem quer comprar todo tipo de produto - todo tipo mesmo! Por lá você encontra boxes de pesca, restaurantes, venda de peixes e frutos do mar, e até o comentado Box 32 - que tem o pastel de camarão mais famoso de Floripa.
Vale dar uma passadinha por lá durante o dia, quando você for conhecer o centrinho histórico da cidade. O lugar também é uma boa ideia para um happy hour.
PRAÇA XV DE NOVEMBRO
Na frente da Catedral fica a Praça XV, onde muitas pessoas param para descansar ou aproveitar uma sombrinha. Toda cheia de árvores, a atração do lugar é, na verdade, uma árvore especial: a figueira centenária. No meio da praça, a figueira impressiona por seu tamanho e pela história, já que muitas pessoas afirmam que ela foi transplantada há pouco mais de 20 anos. O lugar vale uma foto e é um refúgio nos dias quentes.